Sponsor

ITAJU DO COLONIA

ITAJU DO COLONIA
VREADORA AUGUSTA

PALMIRA

PALMIRA
POINTER DO AÇAI

Itaju do Colônia

Itaju do Colônia
Rádio jornal de Itabuna

Itabuna

Itabuna
Rádio Nacional de Itabuna

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Larangeiras

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Laranjeira

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Cacique baiano pede proteção para família a governo e MPF após suposto plano de mortes

Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau, 44 anos, líder tupinambás em Olivença, distrito de Ilhéus, no sul baiano, pediu ao governo da Bahia e ao Ministério Público Federal proteção para a família dele. Segundo reportagem da Folha, Babau disse ter recebido informações sobre um suposto plano de assassinatos no sul baiano. 

O cacique lidera a Terra Indígena Tupinambá, de 47 mil hectares. A área abrange Ilhéus, Una e Buerarema. Cerca de 4,6 mil indígenas vivem na região. Conforme o líder indígena, a informação sobre assassinatos chegou a ele no final de janeiro. Uma fonte dos índios teria contado de reuniões em Itabuna, na mesma região, entre fazendeiros e policiais civis e militares. 

Os encontros discutiriam uma forma de incriminar falsamente índios com o tráfico de drogas e inventar uma troca de tiros para matar três irmãos de Babau e duas sobrinhas. Ainda segundo Babau, a informação sobre assassinatos chegou a ele no final de janeiro. 

Conforme o plano, os índios seriam parados em blitz de trânsito, e drogas e armas seriam "plantadas" nos carros e divulgadas a emissoras de rádio e TV. Conforme a reportagem, a terra já foi identificada e delimitada pela Funai [Fundação Nacional do Índio] há dez anos. 

No entanto, o processo de demarcação está parado desde 2016 à espera da etapa seguinte (e uma das últimas), a publicação da portaria declaratória pelo Ministério da Justiça.

0 comentários:

Postar um comentário