Sponsor

ITAJU DO COLONIA

ITAJU DO COLONIA
VREADORA AUGUSTA

PALMIRA

PALMIRA
POINTER DO AÇAI

Itaju do Colônia

Itaju do Colônia
Rádio jornal de Itabuna

Itabuna

Itabuna
Rádio Nacional de Itabuna

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Larangeiras

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Laranjeira

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Senado aprova PEC que destina repasse de emendas direto para estado e municípios

Os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner trouxeram uma excelente notícia aos prefeitos que se reuniram no Jantar da Bancada Baiana em Brasília, nesta terça-feira (9). O senado aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 61/2015, que destina emendas parlamentares diretamente aos fundos de participação de estados e municípios. 

De acordo com Otto e Wagner, a matéria segue para a Câmara já nesta quarta-feira (10). O jantar com a bancada acontece anualmente durante a Marcha em Defesa dos Municípios. “Os recursos que vão para infraestrutura, educação, saúde ou qualquer tipo de obra de emenda impositiva vão sair aqui de Brasília direto para o Fundo de Participação dos Municípios, acabando de vez a burocracia”, explicou Otto. 

“Hoje os senadores marcaram um ‘gol de placa’ em respeito a vocês, prefeitos. Eu sempre digo que o parlamento funciona com o grito e o calor da rua. Não é fácil votar uma PEC. Votamos os dois turnos em um intervalo de dez minutos”, comemorou o senador baiano Jaques Wagner. A notícia foi comemorada pelos prefeitos presentes incluindo o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro.

“Com essa solução, as emendas colocadas pelos parlamentares se tornam mais eficazes e independem de convênios e burocracias. Nossa luta, agora, é na mobilização dos deputados”, disse. O deputado federal e coordenador da Bancada da Bahia na Câmara, Daniel Almeida, destaca que a matéria também será aprovada pela casa. 

“Chegando à Câmara, eu não tenho dúvidas que vamos aprovar rápido. O prefeito tem o direito de ver a emenda chegando ao seu município. Estamos todos juntos em defesa do fortalecimento do municipalismo”, disse. 

A XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), é considerada o maior evento político da América Latina. Mais de 280 prefeitos baianos participam do evento, que vai até esta quinta-feira (11).
Tribuna de Palmimira.
Por: Wender Lima.

0 comentários:

Postar um comentário