Sponsor

ITAJU DO COLONIA

ITAJU DO COLONIA
VREADORA AUGUSTA

PALMIRA

PALMIRA
POINTER DO AÇAI

Itaju do Colônia

Itaju do Colônia
Rádio jornal de Itabuna

Itabuna

Itabuna
Rádio Nacional de Itabuna

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Larangeiras

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Laranjeira

quarta-feira, 29 de março de 2017

Secretário da Educação do Estado propõe ampliar ações conjuntas com os municípios

Durante encontro realizado na União dos Prefeitos da Bahia (UPB), nesta terça-feira (28), o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, defendeu uma maior integração entre o Estado e municípios para ações integradas de programas educacionais. Entre os pontos da pauta, temas como o plano de carreira para os professores e os profissionais da educação e o fortalecimento do eixo pedagógico nas escolas públicas.
“A melhoria da educação nos municípios passa pelo envolvimento das políticas públicas de Estado. Não é apenas fazermos ações pontuais, mas programas que mantenham uma integração constante na formação dos estudantes e professores. É necessário que aconteçam as formações dos educadores considerando às peculiaridades de cada região, alinhando professores do Estado e municípios, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), de forma presencial e à distância”, afirmou Pinheiro.
O secretário também destacou a articulação que a Secretaria vem fazendo com as universidades públicas localizadas na Bahia e Institutos federais, para o fortalecimento da Educação Básica. “Espero que, em 2018, possamos já experimentar uma Jornada Pedagógica em conjunto com as escolas municipais”, ressaltou o secretário.
Outro assunto da pauta foi a necessidade de discutir, com o Supremo Tribunal Federal, a legislação que incide na educação, uma vez que, muitas vezes, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) vai de encontro com o Plano Nacional de Educação e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). “Temos que, juntos, criar uma força para que a LDB se sobressaia sobre a LRF. Isto porque precisamos contratar mais professores para aumentar a qualidade da educação”, comentou Pinheiro.
Para o presidente da UPB, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, esta discussão é fundamental para o desenvolvimento da educação nos municípios. “Os financiamentos para o plano de carreira do magistério estão ultrapassando o teto de gastos do município e isso vem afetando bastante as nossas gestões. Por isso, devemos instituir esse debate na Bahia, para buscarmos uma alternativa para corrigir essa situação, não prejudicando o andamento da educação”, afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário