Sponsor

ITAJU DO COLONIA

ITAJU DO COLONIA
VREADORA AUGUSTA

PALMIRA

PALMIRA
POINTER DO AÇAI

Itaju do Colônia

Itaju do Colônia
Rádio jornal de Itabuna

Itabuna

Itabuna
Rádio Nacional de Itabuna

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Larangeiras

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Laranjeira

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Com pandemia, PIB do Brasil no 1º trimestre cai 1,5%; queda é a maior desde 2015

A pandemia do novo coronavírus atingiu a economia brasileira nos últimos 15 dias do primeiro semestre. Mesmo assim, foi o suficiente para o Produto Interno Bruto (PIB) cair 1,5% em relação com o quarto trimestre de 2019. A informação foi publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29). Essa é a maior queda desde o 2º trimestre de 2015, quando o PIB caiu 2,1%.
 "A queda do PIB do primeiro trimestre deste ano interrompe a sequência de quatro trimestres de crescimentos seguidos e marca o menor resultado para o período desde o segundo trimestre de 2015 (-2,1%). Com isso, o PIB está em patamar semelhante ao que se encontrava no segundo trimestre de 2012", diz o comunicado.
 Segundo especialistas, a queda deve ter sido  apenas o primeiro passo do novo ciclo recessivo, já que o levantamento apontava uma queda de 11% no segundo semestre, levando o PIB a encerrar 6,05% abaixo do de 2019, o que significa a maior queda da história.
 A queda é uma consequência das medidas do isolamento social, com estabelecimentos fechados para evitar a proliferação da doença. Com isso,  economistas vêm explicando que a crise é inédita porque derruba, em todo o mundo ao mesmo tempo, e com efeitos em cadeia, tanto a oferta de trabalho, afetando a produção, quanto a demanda.

Por: Wender Lima.
Da redação do blog Tribuna de Palmira.

0 comentários:

Postar um comentário