Sponsor

ITAJU DO COLONIA

ITAJU DO COLONIA
VREADORA AUGUSTA

PALMIRA

PALMIRA
POINTER DO AÇAI

Itaju do Colônia

Itaju do Colônia
Rádio jornal de Itabuna

Itabuna

Itabuna
Rádio Nacional de Itabuna

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Larangeiras

Floresta Azul

Floresta Azul
Vereadora Daniela Laranjeira

sexta-feira, 3 de julho de 2020

'Morra quem morrer': A gripezinha que não para de nos assustar

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, pode não ter tido a intenção, mas resumiu bem a forma como muitos brasileiros têm encarado a pandemia do novo coronavírus. Depois de mais de três meses de confinamento, com a ausência de uma política integrada em todo o país e pouca prática do ponto de vista econômico - com exceção do auxílio-emergencial -, ninguém em sã consciência suporta as sucessivas prorrogações das medidas restritivas. No entanto, elas ainda são necessárias. A reabertura abrupta dos serviços vai provocar aquilo que desde março tentamos evitar: o caos. É o “morra quem morrer”, proferido pelo antológico coronel itabunense.
 A fala dele em meio a uma tosse recorrente é sintomática. Sabemos que a Covid-19 é um problema extremamente complexo e não há solução simples para resolvê-lo. Sabemos que o isolamento social é, até agora, a forma menos traumática de evitar que o número de contaminados e mortos seja ainda maior. Sabemos que é preciso manter os cuidados para não haver o colapso da saúde. Mas, ainda assim, insistimos em falar em reabertura das atividades. Não apenas por razões econômicas, como aconteceu nos primeiros instantes, mas para minimizar o efeito nefasto que a doença terá em todo o país.
 O governador Rui Costa minimizou a fala do prefeito de Itabuna. Agora aliado, Fernando Gomes mereceu o afago do gestor baiano, algo que não aconteceria até muito recentemente. Porém o chefe do Executivo estadual ponderou que há uma pressão muito grande para que os prefeitos retomem um mínimo de normalidade possível. A dificuldade é encontrar um meio termo entre o distanciamento social e os protocolos adequados que permitam o retorno gradual do comércio e dos serviços sem ondas massivas de contaminação. Por isso é tão desafiador articular o programa de reabertura.
 Na capital, o prefeito ACM Neto reforçou ser um erro fingir que o coronavírus se foi, o que pode provocar medidas ainda mais duras. O lockdown, que era aguardado em Salvador, não tem previsão de acontecer, graças ao esforço de todos os envolvidos no enfrentamento à pandemia, incluindo aí a população que, malmente, conseguiu cumprir parte das recomendações. Ou seja, forçar o comércio a abrir, como criticava Fernando Gomes, é provocar exatamente a fala dele: “morra quem morrer”.
 A frase é extremamente infeliz, quando se pensam em quase 2 mil mortos na Bahia e mais de 60 mil mortos no Brasil. Ainda assim, muita gente pensa dessa forma. E isso me assusta ainda mais.

Por: Wender Lima.
Da redação do blog Tribuna de Palmira.

0 comentários:

Postar um comentário